quarta-feira, 18 de abril de 2018

Morre ex-primeira dama dos EUA Barbara Bush aos 92 anos. Barbara é a única mulher na história a ter visto ambos seu marido e seu filho assumirem a Presidência americana

PELO  MUNDO
 
 A ex-primeira-dama dos EUA Barbara Bush, em 2012 (Tom Pennington/Getty Images)
 A ex-primeira dama dos EUA e mãe do ex-presidente George Bush, Barbara Bush na Sapucaí, em 2002.
 A ex-primeira dama dos EUA e mãe do ex-presidente George Bush, Barbara Bush na Sapucaí, em 2002. (//AP)
 Barbara Bush e George Bush posam ao lado do filho, presidente George W. Bush e da primeira-dama Laura Bush, em 2004
 Barbara Bush e George Bush posam ao lado do filho, presidente George W. Bush e da primeira-dama Laura Bush, em 2004 (Brett Coomer/Getty Images)

Barbara Bush, ex-primeira dama dos Estados Unidos morreu nesta terça-feira (17) de acordo com informações fornecidas pela família. Ela tinha 92 anos e havia deixado o hospital no dia 15 de abril com a saúde debilitada após decidir não receber mais tratamentos médicos. A família não informou o motivo pelo qual a matriarca havia sido hospitalizada em Houston, no estado americano do Texas, nem a causa da morte.

A ex-primeira-dama sofria há tempos com uma obstrução pulmonar crônica, que afetava sua capacidade cardíaca, e que fez com que fosse internada em várias ocasiões ao longo dos últimos anos. Além disso, Barbara foi hospitalizada por causa de uma bronquite e passou por cirurgia devido a uma úlcera em 2017. Ela passou ainda por uma operação cardíaca em 2009 e havia sido tratada por um mal de tireoide chamado de doença de Graves.

Barbara é a única mulher na história a ter visto ambos seu marido e seu filho assumirem a Presidência americana — ela era esposa do 41º presidente dos Estados Unidos, George H. W. Bush e mãe do 43º presidente do país, George W. Bush. Abigail Adams (1744-1818) é a única outra mulher a ter sido esposa e mãe de presidentes americanos: ela foi primeira dama durante o mandato do marido, o segundo presidente dos Estados Unidos, John Adams, mas não chegou a ver seu filho, John Quincy Adams, assumir como quinto governante do país em 1825.

Últimos dias

Um dia após Barbara ter deixado o hospital, sua neta Jenna Bush Hager, filha do ex-presidente George W. Bush, comentou em um programa de televisão da emissora NBC que ela e sua irmã haviam falado por telefone com a avó. De acordo com Jenna, a avó estava contente com a decisão de não mais recorrer ao hospital e submeter-se apenas a “tratamentos paliativos” em sua própria casa.

“Ela está muito animada e é uma lutadora, me lembrou que não devia acreditar em tudo que lia. Portanto, estamos agradecidos por ela, pelas orações e os pensamentos de todos. Simplesmente sabemos que o mundo é melhor porque ela está nele”, disse emocionada durante a entrevista.

Além disso, confirmou que a avó se encontrava “rodeada de seus entes queridos” em sua casa em Houston. “Ela está com meu avô [o ex-presidente George H. W. Bush, de 93 anos], o homem que ama há 73 anos, junto a toda sua família; mas acredito que é o fato de que estejam juntos nisto e que ele ainda lhe diga ‘Te amo Barbie’ o que a ajuda”, completou Jenna.

Um breve comunicado emitido pelo gabinete de Bush pai seguia a mesma linha: “Ela está cercada por uma família que adora, e agradece as muitas mensagens gentis, especialmente as orações que está recebendo”.

Histórico

Barbara nasceu em junho de 1925 no estado de Nova York. Conheceu George H. W. Bush aos 16 anos e se casou com ele três anos depois. Tiveram seis filhos, entre eles George W. Bush, presidente dos Estados Unidos entre 2001 e 2009, e Jeb Bush, governador da Flórida entre 1999 e 2007.

Como primeira-dama, de 1989 a 1993, abraçou a causa da alfabetização universal e criou uma fundação para a alfabetização familiar.

Ganhou reputação por sua dureza, seu humor irônico e auto-depreciativo, além da forma franca e direta com que falava a seus interlocutores. Questionada em 2010 sobre a ex-governadora do Alasca Sarah Palin  que tentou a vice-presidência em 2008 –, Barbara disse ao entrevistador: “Eu me sentei ao lado dela uma vez, achei que era linda e acho que ela está muito feliz no Alasca. Espero que ela fique lá.”


(Com agências)

Nenhum comentário:

Postar um comentário