sábado, 21 de abril de 2018

Coreia do Norte anuncia suspensão de testes nucleares e de mísseis. Decisão foi tomada menos de uma semana antes do histórico encontro entre Kim Jong-un e Moon Jae-in

PELO MUNDO
 Kim Jong Un, ditador da Coreia do Norte
 A decisão foi tomada durante uma reunião do comitê central do Partido dos Trabalhadores da Coreia (KCNA/Reuters)

O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, anunciou nesta sexta-feira (20) que seu país suspenderá todos os testes de mísseis e fechará o local onde os últimos testes nucleares foram realizados.

“A partir de 21 de abril, a Coreia do Norte irá parar com os testes nucleares e lançamentos de mísseis intercontinentais”, diz a nota oficial divulgada pela KCNA, a agência de notícias oficial do regime.

A decisão foi tomada durante uma reunião do comitê central do Partido dos Trabalhadores da Coreia, que aconteceu nesta sexta para discutir questões políticas relacionadas a uma “nova etapa” de um período “histórico”.

“Vamos fechar um local de testes nucleares no lado norte do país para provar nossa promessa de suspender os testes nucleares”, informou a KCNA. “Os projetos gerais do partido e do país serão movimentados na direção de construir uma economia socialista, e todos nossos esforços serão feitos nesta direção. ”

A Coreia do Norte também disse que se engajará em conversas com a comunidade internacional, abrindo caminho para o encontro de cúpula com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, na semana que vem, e uma reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no fim de maio ou começo de junho.

Trump elogiou a declaração da Coreia do Norte e disse que estava ansioso para se reunir com Kim. “A Coreia do Norte concordou em suspender todos os testes nucleares e fechar um importante local de testes. Isso é uma notícia muito boa para a Coreia do Norte e para o mundo – grande progresso! Ansioso por nosso encontro”, disse no Twitter.

North Korea has agreed to suspend all Nuclear Tests and close up a major test site. This is very good news for North Korea and the World - big progress! Look forward to our Summit

O anúncio foi feito menos de uma semana antes do histórico encontro entre Kim Jong-un e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, na primeira cúpula intercoreana em 11 anos.

Moon disse que Kim está disposto a discutir a desnuclearização total e que ele não insistirá para que as tropas americanas sejam retiradas da Coreia do Sul como parte de qualquer acordo.

(Veja.Abril.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário