quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Bolívia tem greve geral contra possível novo mandato de Morales. Em Santa Cruz de la Sierra, principal centro comercial, financeiro e industrial do país, a oposição a Morales foi sentida com mais força do que na capital, La Paz

MANIFESTAÇÃO
 Bolívia tem greve geral contra possível novo mandato de Morales

Milhares de pessoas participam hoje, em diversas cidades da Bolívia, de protestos contra e a favor do presidente Evo Morales, que pode alterar a Constituição do país para se candidatar a um quarto mandato, mesmo após um referendo no qual a maioria dos participantes rejeitou essa possibilidade

Opositores a essa ideia organizaram uma greve geral para demonstrar sua indignação, afetando comércios, escritórios, escolas e transportes. Em Santa Cruz de la Sierra, principal centro comercial, financeiro e industrial do país, a oposição a Morales foi sentida com mais força do que na capital, La Paz.

Ontem, no entanto, partidários do atual chefe de Estado tomaram as ruas da cidade, erguendo cartazes e gritando palavras de apoio à sua candidatura para as eleições do ano que vem. A expectativa é a de que novos protestos ocorram pelo país até o fim do dia. 

Apesar de sua popularidade e das conquistas sociais e econômicas reconhecidas internacionalmente, Evo Morales foi derrotado em um referendo realizado no dia 21 de fevereiro de 2016, no qual pedia autorização ao povo boliviano para reformar a Constituição de forma a concorrer a um quarto mandato.

No entanto, no final do ano passado, o Tribunal Constitucional Plurinacional da Bolívia autorizou o presidente a disputar uma nova eleição, com base em uma ação do partido governista, Movimento ao Socialismo (MAS), que argumentava que os limites de mandatos impostos violam o princípio do sufrágio universal. 


(Com informações do Sputnik)

Nenhum comentário:

Postar um comentário