terça-feira, 19 de setembro de 2017

Governador do RN é denunciado em processo que apura desvio de recursos na Assembleia Legislativa do estado

PROCESSO
 IMG_0596

O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Mesquita de Faria (PSD), foi denunciado pelo procuradoria-geral da República (PGR) nesta segunda-feira (18), com base no processo que apurou desvio de recursos na Assembleia Legislativa do Estado. A denúncia está no gabinete do ministro Raul Araújo, do Superior Tribunal de Justiça, que vai decidir se acata ou não. A informação foi confirmada pelo STJ.

Junto com Robinson, foram denunciados os servidores Magaly Cristina da Silva e Adelson Freitas dos Reis, assessores de confiança do governador, presos por uma operação da Polícia Federal no dia 15 de agosto. O governador também foi alvo de mandados de busca e apreensão.

O advogado José Luis Oliveira Lima, que representa o governador foi procurado pelo G1 e afirmou que só irá se manifestar após ter acesso à denúncia.

A operação Anteros apurou “manobras ilegais” por parte de Robinson Faria e de servidores do governo potiguar para impedir investigações sobre os desvios na AL.

Os dois são suspeitos de tentar comprar o silêncio da ex-procuradora da AL Rita das Mercês a mando do governador. O objetivo seria impedir que a ex-procuradora firmasse acordo de delação premiada com o Ministério Público para denunciar os desvios de recursos na AL, mas a ex-procuradora não cedeu e firmou acordo de delação com o MPF.

Delação
Na delação, Rita das Mercês afirmou que o governador Robinson Faria (PSD) embolsou cerca de R$ 100 mil por mês, entre 2006 e 2010, através da contratação de servidores fantasmas na AL. Robinson começou a presidir a Assembleia em 2003. De acordo com a delatora, a partir de 2006 ele passou a determinar a inclusão, na folha de pagamento, de pessoas que “não exerciam quaisquer funções no órgão, com o único objetivo de desviar recursos públicos oriundos de suas remunerações em favor do presidente e de outras pessoas”.

(por G1 RN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário