sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Aparecida terá estátua maior que Cristo Redentor. Estrutura supera em 12 metros a estátua localizada no Rio de Janeiro

PADROEIRA DO BRASIL
Aparecida terá estátua maior que Cristo Redentor
  Divulgação/Prefeitura de Aparecida

Uma estátua de Nossa Senhora Aparecida com 50 metros de altura, maior que o Cristo Redentor, será montada em Aparecida (SP) para celebrar os 300 anos do encontro da imagem da padroeira do Brasil, comemorados em 12 de outubro.

A estrutura, em aço inox vazado, começará a ser montada no início do próximo mês em uma área que será transformada em parque temático na cidade. Ela supera em 12 metros a estátua do Cristo, no Rio de Janeiro.

A obra é uma doação do artista plástico Gilmar Pinna, que ainda está concluindo o trabalho em seu ateliê em Guarulhos (SP). Serão necessárias 30 carretas para transportar todas as peças, que começaram a chegar em Aparecida nesta semana.

Cinco peças ainda estão sendo finalizadas no ateliê -a coroa, a cruz que fica sobre a cabeça, o terço e o crucifixo que ficam sobre o corpo vazado e as mãos da padroeira.

"Conseguiremos concluir a montagem até 12 de outubro, data do Jubileu de 300 anos de Nossa Senhora Aparecida. Mas o trabalho completo será concluído somente no final do mês", disse Pinna, que é devoto de Nossa Senhora.

A escultura completa inclui o mapa do Brasil contornando a imagem da santa. Pinna não quis revelar o valor que investiu na obra, feita com o auxílio de mais dez artistas que trabalham em seu ateliê.

A proposta de homenagear Nossa Senhora Aparecida com uma estátua gigante surgiu quando o artista fazia obras representando cinco milagres da santa, construídas em rotatórias da cidade, a pedido do prefeito Sargento Ernaldo (PMDB) e pagas com verba do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias).

"Quis fazer essa doação como um gesto de entrega e solidariedade. Humanizar as pessoas, mostrar que, mesmo neste momento difícil que todos nós brasileiros estamos passamos, temos que nos doar pelas coisas que amamos. No meu caso, a arte."

A assessoria de imprensa da prefeitura informou que o prefeito aceitou a doação e decidiu construir o Parque 300 Anos de Bençãos, com o objetivo de incrementar o turismo religioso em Aparecida.

O projeto do parque, que deverá ser concluído em dois anos, prevê ainda a construção de um elevador panorâmico no monumento, com vista para a cidade e o Santuário Nacional, praça de alimentação, capela e estacionamento para 2.000 veículos.

De acordo com a prefeitura, o parque será terceirizado e a empresa responsável arcará com a construção de toda a infraestrutura e administração.

A empresa poderá cobrar taxa dos turistas, com valor ainda não definido, mas os moradores da cidade deverão ter acesso livre.

( por Folhapress)

Nenhum comentário:

Postar um comentário