terça-feira, 18 de julho de 2017

ITEP ganhará estrutura moderna e laboratório de DNA até o fim do ano. Obras estão previstas para serem iniciadas em agosto e têm previsão de entrega para o mês de novembro deste ano; antigo prédio da DRT sediará nova estrutura

INVESTIMENTOS
 
 Fachada do ITEP

O Instituto Técnico-Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (Itep) ganhará nova estrutura até o final deste ano. Foi o que informou o diretor da instituição, Marcos Brandão. De acordo com o responsável administrativo, o órgão terá uma estrutura descentralizada, com uma central de identificação, uma área restrita ao setor administrativo e um novo laboratório de DNA.

As obras estão previstas para serem iniciadas em agosto e têm previsão de entrega para o mês de novembro. “Se tudo sair como o planejado, teremos uma excelente estrutura”, projeta.

Marcos Brandão explica que o prédio que abriga atualmente toda a estrutura do Itep/RN, no bairro da Ribeira, funcionará apenas como parte administrativa. Já as áreas de criminalística e medicina legal irão funcionar em um novo prédio cedido pela União, ainda que no mesmo bairro.

Este prédio abrigava a antiga DRT (Delegacia Regional do Trabalho) e deverá passar por algumas adaptações. “O prédio tem uma estrutura muito boa. Vamos reformar o térreo e depois ver a questão de mobília”, destacou.

O diretor do órgão explica ainda que a emissão de carteiras de identidade, realizada atualmente no bairro do Alecrim, também será transferida para este novo prédio, que ganhará um novo sistema informatizado que irá dar mais agilidade à emissão dos documentos.

Outra novidade é a instalação do laboratório de DNA, antiga necessidade do órgão, que dependia de laboratórios de outros estados para a realização dos testes, o que muitas vezes atrasava procedimentos em até seis meses.

“Um exemplo foram os corpos encontrados após o massacre em Alcaçuz. Tivemos que encaminhar amostras dos corpos não identificados para Salvador, pois não tínhamos como fazer aqui”, relatou.

O diretor do Itep explica que o estado já possui os equipamentos para a realização dos testes desde 2015, enviados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), porém estavam parados, pois não havia espaço para que eles fossem instalados.

O laboratório de DNA vai funcionar no Complexo da Delegacia Geral de Polícia Civil, localizado na Avenida Capitão Mor Gouveia, no bairro de Cidade da Esperança. O espaço foi cedido ao Itep após um acordo. O complexo abriga outros órgãos da segurança pública do estado.

Somado a parte estrutural, o Itep prevê para este ano a realização de um concurso público para a contratação de novos profissionais. O edital será publicado em agosto e as vagas serão destinadas para os cargos de médicos legistas, peritos criminais, agente de necropsia e agente técnico forense.

“Vai ser o maior concurso da segurança pública do estado. Com ele vamos conseguir preencher 75% das vagas em aberto e assim suprir o déficit de profissionais no setor”, comemorou.
 
Marcos explica que o concurso terá três chamadas, distribuídas ao longo de quatro anos. A primeira chamada será imediata para 25% dos candidatos aprovados.  Os demais serão chamados de forma gradativa.

O quadro atual do Itep/RN conta com 390 servidores, número muito baixo, de acordo com o diretor. Os peritos criminais são apenas 23, número muito abaixo do estado da Paraíba, por exemplo, que possui 120 profissionais. O responsável pelo órgão diz que o número ideal de peritos no estado deveria ser de 150. Outra deficiência é a de médicos legistas. Atualmente, o Rio Grande do Norte conta apenas com nove profissionais.

“Isso se deve à falta de realização de concurso público e muitas aposentadorias, principalmente agora que as pessoas estão com medo dessa reforma previdenciária”, justificou.

À frente do órgão desde outubro do ano passado, Marcos Brandão comemora os investimentos, em um momento em que a onda de criminalidade tem crescido no estado.

“É preciso investir e garantir o bom funcionamento da estrutura do Itep. Estou feliz que tenha conseguido colocar essas coisa em prática na minha gestão”, finalizou.

(José Aldenir / Agora Imagens/AgoraRN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário